Blog

Defeitos no palato em cães e gatos

Defeitos no palato

O palato é o que comumente chamamos de “céu da boca”, e, assim como nos humanos, os cães podem ter defeitos no palato, que são classificados em dois tipos: congênitos, onde o pet já nasce com a má formação, e adquiridos, quando surgem após traumas orais.

Entenda a seguir como acontecem e qual o tratamento mais adequado para cada situação.

Os defeitos congênitos mais comuns são o lábio leporino e a fenda palatina (abertura no “céu da boca”), que pode ser completa (pegando palato mole e duro) ou incompleta (comprometendo apenas o palato mole – que fica mais ao fundo).

É possível perceber que um filhote nasceu com este problema pois, ao mamar, é comum que ele se engasgue frequentemente. Ao perceber este sintoma é preciso que haja atenção redobrada no manejo do mesmo, ajudando-o a se alimentar e cuidando para que ele não tenha pneumonia por aspiração (ao engasgar o filhote aspira o leite, que vai pro pulmão, causando a doença). Este cuidado precisa durar até aproximadamente os 4 meses, quando o pequeno já tem maturidade suficiente para ser submetido a anestesia para correção do defeito.

Chegando nesta fase, o tratamento correto é a cirurgia, cuja a recuperação sempre gera bons resultados se feita de forma adequada. A técnica cirúrgica, no entanto, depende exclusivamente do defeito que o pet apresenta. É preciso salientar que a primeira cirurgia é a mais importante e a que pode dar melhores resultados. Por isso é essencial que haja um bom planejamento cirúrgico e utilize-se a técnica mais adequada.

Já os defeitos adquiridos são problemas que surgem devido a traumas como acidentes automobilísticos, brigas entre cães, quedas (principalmente em gatos) e traumas de outras naturezas.

Nesses casos o tratamento deve ser feito o mais breve possível após o trauma. Porém, em casos de traumas graves (como acidentes automobilísticos), o paciente deve primeiro ser avaliado pelo veterinário clínico, para ver se ele tem condições de ser submetido à anestesia, pois outros órgãos podem ter sido afetados pelo trauma. Só após esta avaliação é que técnica indicada dependerá muito das condições da fenda. Os resultados normalmente são bons desde que, ressaltamos, o procedimento seja feito com conhecimento e destreza.

Como vimos, em ambos os casos o tratamento mais adequado é a cirurgia de fechamento do defeito no palato, realizada na tentativa de fechar a comunicação que há entre a cavidade nasal e a cavidade oral, promovendo mais qualidade de vida e, em muitos casos, salvando a vida dos pacientes. Fique sempre atento e busque ajuda profissional sempre que desconfiar de problemas.

Para dúvidas e agendamento de consultas, entre em contato conosco no email odontovet@odontovet.com ou através do nosso WhatsApp (11) 99603-9047.

plugins premium WordPress