Problemas de ATM

A articulação temporomandibular (ATM) permite que os pets abram e fechem a boca, por meio da ação dos músculos da mastigação — de forma semelhante ao funcionamento do nosso joelho.

Traumas, fraturas, luxações ou alterações degenerativas podem comprometer essa articulação, causando dor e dificultando a alimentação. Os principais sinais são: boca constantemente aberta sem conseguir fechá-la, desvio da mandíbula e, em casos graves, incapacidade até mesmo de abrir a boca.

Paciente felino não consegue fechar a boca devido alteração na ATM. Indicação de exame radiografia. Casos de luxação da ATM e de “interlock” podem apresentar a mesma aparência.

Radiografia revela presença “interlock” causado por possível degeneração articular que permite um movimento de lateralidade da ATM fazendo com que ela fique presa quando paciente abre muito a boca (seta contínua). A indicação de tratamento é cirúrgica na maioria dos casos.

Ilustração com crânio de felino mostrando o processo coronóide da mandíbula preso no arco zigomático (seta) caracterizando o “interlock”.

Veja também:

Alteração nas glândulas salivares

Dermatite de dobra labial

Fraturas de mandíbula ou maxilar

Defeitos no palato

Comunicações oro-nasais

plugins premium WordPress