Odontologia em Chinchilas

Chinchilas são fofas e encantadoras, mas seus dentes exigem atenção!

Diferentemente de cães e gatos, os dentes das chinchilas crescem a vida toda, devido à sua alimentação. Na natureza, elas se alimentam da vegetação disponível, e devido à grande quantidade que precisam comer para satisfazer suas necessidades calóricas, os dentes se desgastam e são compensados pelo crescimento contínuo deles.

Já em ambiente doméstico, a dieta baseada em ração e petiscos pode mudar o movimento da mastigação, provocando um desgaste desigual dos dentes e causando crescimento excessivo e problemas como dor, feridas na boca e até abscessos.

Como prevenir?
Ofereça feno ou capim todos os dias e evite excesso de frutas e sementes. Sirva pequenas porções de ração e observe o comportamento.

Pequenas porções de verduras podem ser oferecidas, mas lembre-se que a consistência das fezes deve ser controlada, pois chinchilas que não estão acostumadas a comer verde livremente podem começar a apresentar fezes amolecidas.

Se sua chinchila demonstrar dificuldades para comer, passar as patinhas em volta da boca, babar, alterar comportamento, apresentar alterações no tamanho e cor dos incisivos ou perder peso, procure um veterinário especializado. Com o tratamento certo, ela volta pra casa no mesmo dia!

plugins premium WordPress