Radiografia Intraoral

A radiografia intraoral permite a avaliação da região do dente que não pode ser vista no exame clínico, ou seja, da raiz dos dentes e também do osso que suporta os dentes. Estudos têm mostrado que atendimentos odontológicos sem a realização de radiografia intraoral de toda a boca podem deixar sem diagnóstico lesões que causam dor e são focos de infecção em cerca de 30% dos cães e 40% dos gatos.

No Odontovet, fazemos radiografia intraoral de toda a boca em todos os nossos pacientes, até mesmo nos procedimentos mais simples como as limpezas dentárias profissionais. 

Aliás, é a radiografia intraoral que irá nos dizer se o paciente precisa apenas de uma limpeza ou se ele precisa de algum tratamento mais profundo.

Para aumentar a qualidade das imagens radiográficas e para reduzir o tempo de anestesia, o Odontovet usa sensores digitais para a realização das radiografias intraorais. Com esta tecnologia, a radiografia aparece na tela do computador assim que é feita e o profissional pode acompanhar em tempo real as imagens realizadas.

Em casos de doença periodontal

A radiografia intraoral é fundamental durante um tratamento periodontal para se avaliar a perda do osso que segura o dente na boca, veja exemplos:

Em casos de reabsorção dentária em gatos

As reabsorções dentárias (quando o organismo destrói o próprio dente) são muito comuns nos gatos. Estudos mostram que elas podem acontecer em 70% dos gatos. 

A radiografia intraoral pode detectar reabsorções que muitas vezes não podem ser vistas no exame clínico.

Canino superior direito de um gato pela face que fica voltada para dentro da boca (céu da boca). Presença de um ponto de inflamação na gengiva e pequena cavidade (buraco).

Radiografia deste canino revela que não existe mais raiz que foi completamente reabsorvida pelo organismo. A recomendação é que o dente seja extraído.

Para fazer uma avaliação da vitalidade do dente

Uma das maneiras de saber se o dente está vivo ou se apresenta algum problema com a parte viva do dente (“nervo” ou polpa) é fazendo uma avaliação radiográfica (Raio X intraoral).

Fratura do dente 4° pré-molar superior direito. Não há aparente exposição do polpa (“nervo”). Presença de tártaro e ferida na transição da gengiva para a mucosa.

Radiografia intraoral mostra lesão indicativa de abscesso (setas amarelas) o que indica que este dente está desvitalizado e precisa de tratamento de canal.

Em cerca de 92% dos casos de escurecimento dental a radiografia intraoral revela que o “nervo” do dente está morto e precisa ser tratado o canal.

Escurecimento do canino inferior esquerdo.

Radiografia intraoral comparativa entre os dois caninos inferiores revela que o dente escurecido apresenta canal mais amplo do que o dente canino do outro lado, o que indica que o dente está desvitalizado (morto) e deve ter seu canal tratado.

Em casos de fratura

Radiografia de crânio convencional de paciente canino. Seta indica fratura da mandíbula.

Radiografia intraoral da região da fratura confirma fratura completa do ramo mandibular. A radiografia intraoral permite a avaliação dos dentes sem a sobreposição de outras estruturas.

plugins premium WordPress