Radiografia Intraoral

Se o seu pet tem um dente fraturado ou desgastado, o canal pode estar exposto e isto pode causar dor (devido à exposição da polpa ou “nervo do dente”). Mas, fique atento, pois cães e gatos podem sofrer em silêncio!
O canal exposto também é uma porta de entrada para que ocorra infecção e abscesso colocando a saúde do seu pet em risco.
O tratamento de canal é indicado para conservar o dente, eliminando a dor e o foco de infecção.
Na maior parte dos casos, é possível fazer o tratamento de canal em apenas uma sessão. Após o tratamento de canal, pode-se fazer a reconstrução, ou não, do formato original do dente, através de uma restauração em resina ou confecção de uma prótese.
Outros sinais de problema de canal são a presença de dentes com alteração da coloração (dente escurecido) ou aumentos de volume (o mais comum é um inchaço logo abaixo dos olhos que pode apresentar uma fístula com secreção).









Algumas considerações importantes:
- – O fato de seu pet ter um dente fraturado ou escurecido e continuar comendo sem aparentar sentir dor, não significa que ele não esteja sentindo dor e não esteja sofrendo;
- – Mesmo se não houve a exposição direta da polpa, o dente deve ser protegido (com aplicação de selante) e radiografado periodicamente, pois o trauma que levou à fratura do dente pode causar a morte do dente e através da dentina exposta pode haver contaminação da polpa;
- – A extração do dente fraturado pode ser uma opção, mas sempre é reservada para aqueles casos onde o tratamento de canal não é recomendado.