Sabe-se que há cerca de 50 espécies de coelhos, mas apenas alguns deles foram domesticados. Entre eles, quatro se tornaram mais comuns quando busca-se este pet como companheiro da família. Conheça-os:
- Holland Lop: Essa espécie é uma mistura do lop francês com o anão holandês e surgiu nos anos 50, na Holanda. A principal característica dessa raça são as orelhas caídas e o corpo compacto, sendo uma espécie pequena. Também possuem pêlos densos e de comprimento médio, que requerem cuidados frequentes, como escovação e limpeza.
- Cabeça de Leão: Tem este nome por ter uma pelagem mais longa e volumosa na região do pescoço, como se fosse uma “juba” e tem parentesco com os coelhos anões, chegando a pesar até dois quilos. Outras características são as orelhas longas e patas mais fortes e grossas do que outros coelhos domésticos. É um dos mais recomendados para quem tem crianças, pois tem um temperamento calmo e carinhoso.
- Rex: este é um dos maiores coelhos domésticos, podendo chegar até 4kg. É originário da França e possui como características orelhas pontudas, inteligência e pelos bem macios, fruto de mutações genéticas.
- Anão Holandês: Como seu nome diz, ele é de pequeno porte, pesando cerca de um quilo e tem o corpo no formato de uma bolinha peluda com orelhas curtas. Apesar de ser pequeno, é uma das raças que mais come!
Cuidados com a dentição dos coelhos
Todos os coelhos domésticos precisam de cuidado e atenção aos seus dentes, pois eles crescem durante a vida toda e, se não desgastados corretamente, podem entortar e machucar a boca do pet, causando feridas e dificultando na alimentação e na qualidade de vida do pet. Portanto, para manter a saúde bucal do seu coelho sempre boa, ofereça uma alimentação o mais próxima do natural, incluindo principalmente tipos de feno e capim. Não deixe ração à vontade, ofertando sempre em pequenas porções para que ele se interessa principalmente pelos capins e fenos. Caso haja dúvidas sobre a melhor forma de alimentar, procure um veterinário especializado!
E se você notar uma diminuição ou seletividade na alimentação, perda de peso, salivação, alteração comportamental ou alteração na quantidade, volume e consistência das fezes, podem ser sinais de problemas odontológicos que precisam de uma atenção especial.
[gdlr_quote align=”center” ]
Gostou deste post? Compartilhe ele por ai!
Você pode tirar dúvidas, marcar uma consulta odontológica para seu pet ou falar conosco pelo Whatsapp clicando aqui. É possível falar conosco também pelo email odontovet@odontovet.com.
Estamos à disposição e será um prazer atender seu pet!
[/gdlr_quote]